A Plataforma DORAS, idealizada e coordenada por Luísa Bahia, surgiu do seu desejo de encontrar com outras mulheres artistas, intercambiar visões de mundo, procedimentos de criação e instigá-las a uma expressão livre e a um fortalecimento de suas presenças na arte e na vida. Desde março de 2017 já foram realizadas nove edições da Oficina DORAS, seis em BH/MG, uma em Congonhas/MG uma em Palmas/TO e uma em Vitória/ES. Além disso, foram realizadas duas edições do Festival DORAS, em homenagem à vida de Marielle Franco. Na programação apresentações cênicas, shows, exposições, instalações, oficinas DORAS para mulheres artistas, oficinas FLORAS para mulheres de outras áreas, além de rodas de conversa e festas.
Ao todo já são mais de 100 participantes das ações, mulheres entre 17 a 82 anos, brancas, negras, pardas, quilombolas, cis, trans, de diferentes condições sócio econômicas, estudantes, trabalhadoras de dupla jornada, aposentadas, mães, avós e artistas de várias áreas. Em 2018 Luísa publicou pela Plataforma DORAS um Artigo no Portal Primeiro Sinal, sobre essa experiência artístico-pedagógica e no mesmo ano dirigiu a Cena Curta BRASA que estreou no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, tendo ganhado uma das atrações mais votadas da Mostra. Essa primeira criação da Plataforma DORAS contou com a participação de 22 mulheres, das quais hoje 12 estão em cena dançando, cantando, atuando, performando suas urgências e dando vida à uma fogueira poética, política, sexual e espiritual, fazendo feitiço à beira da brasa, nessa terra chamada Brasil.
Hoje integram a Plataforma DORAS as artistas: Alex Iunes, Bárbara Veronez, Clara Garavello, Delba Menezes, Greyce Ornelas, Helena Carneiro, Júlia Bernardes, Lara Gama, Luana Magalhães, Luísa Bahia, Mariana Machado, Priscylla Lobato, Sofia Rodrigues, Vitória Regina, além das colaboradoras Larissa Scarpelli, Flávia Mafra, Joana Bentes e Luisa Luz.
Teaser Festival Doras
Saiba mais sobre estas ações:
//// Cena Brasa [aqui]
//// Oficina Doras [aqui]
//// Oficina Floras [aqui]
//// Artigo (Portal Primeiro Sinal) [aqui]
Deseja colaborar com a Plataforma DORAS? Entre em contato!